Indicação dos produtos

CHIA
Entenda por que a chia elimina a fome
Segundo André Pellegrini, nutricionista da equipe do Centro de Bem-Estar Levitas, as fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis, que "incham" o estômago, retardando a sensação de fome.
- Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. E isso acaba saindo nas fezes em maior quantidade do que o habitual.
Especialista em alimentação, Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, explica que a chia também é bastante rica em óleo do tipo ômega 3, outro aliado contra os "pneuzinhos".
- A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. Quando em excesso, o corpo deixa de enviar a mensagem de saciedade para o cérebro. Com isso, perde-se o controle da fome, passa-se a comer mais sem se sentir satisfeito. O ômega 3 ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite. Para completar, é desintoxicante.
Mas a nutricionista avisa que não se pode exagerar no consumo da sementinha emagrecedora.
- Por ela ser bem calórica, o ideal é ingerir no máximo uma colher (sopa) 30 minutos antes das principais refeições. Não fazer um prato cheio.
Já a médica Marcella Garcez Duarte, membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), explica como a chia deve ser consumida para se tornar uma aliada no emagrecimento.
- Como os carboidratos integrais, a chia demora para ser absorvida pelo organismo. Para ser uma aliada do emagrecimento, deve substituir alguma fonte de carboidrato e não complementar a dieta.

LARANJA AMARGA


Além de saborosa, a laranja é fonte de vitaminas, minerais, auxilia na prevenção de doenças e, de uebra, ainda ajuda a manter a boa forma!
As fibras solúveis da laranja formam um gel no estômago que gera uma sensação de saciedade, facilitando a perda de peso, pois com a fome controlada é possível evitar os exageros à mesa. Além disso, a presença da pectina, em boa quantidade no Citrus aurantium, dificulta a taxa de absorção de carboidratos, lipídios e colesterol em excesso.
As fibras alimentares também auxiliam no funcionamento do intestino, mas para um bom resultado, seu consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos e estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Alguns estudos estão demonstrando que as fibras da laranja (Citrus aurantium) podem acelerar o metabolismo, aumentando o gasto de calorias e a queima de estoques de gordura. Trata-se de uma alternativa bem natural para auxiliar no emagrecimento. Além de ajudar a reduzir as medidas, essas fibras ajudam a equilibrar a dieta, facilitando o funcionamento do intestino.
Segundo os especialistas, a laranja-amarga (Citrus aurantium) contém sinefrina, uma substância similar à efedrina (Ephedra sinica), mas é muito mais segura. A efedrina age como estimulante, mas seu uso não é indicado, pois acelera os batimentos cardíacos e a pressão arterial, aumentando o risco de insônia, infarto e derrame. Já a substância extraída da laranja amarga não apresenta este efeito. Ela se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem causar interferência no sistema cardiovascular.
Estudo realizado pelos pesquisadores Elisa R. Larentis, Marcelo D. Arbo, Ana L. Aboy, Renata P. Limberger, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – UFRGS - Porto Alegre (RS), investigou o teor de sinefrina em folhas e frutos verdes de laranjeira-azeda (Citrus aurantium L.). A sinefrina, substância obtida de frutos imaturos de C. aurantium, em razão de sua semelhança estrutural e farmacológica com efedrina e fenilpropanolamina tem sido utilizada em fórmulas para emagrecer e suplementos alimentares. O estudo revelou que foi verificada a presença de sinefrina nas diferentes partes do fruto, justificando o seu uso como farmacógeno, e a presença de quantidades próximas de sinefrina também nas folhas da laranjeira-azeda.
Recentemente, descobriu-se que, em certos estágios de amadurecimento do fruto, o Citrus aurantium apresentava uma composição de cinco aminas adrenérgicas: sinefrina, N-metiltiramina, hordenina, octopamina e tiramina que atuam na estimulação dos receptores beta-3, locais específicos na célula que regulam a perda de gordura. O extrato de Citrus Aurantium, atua na liberação de adrenalina e noradrenalina junto aos receptores beta-3, que são principalmente encontrados no tecido adiposo e no fígado. O estímulo a esses receptores desencadeia o processo de quebra de gordura (lipólise). Ao mesmo tempo, promove um aumento na taxa metabólica (termogênese), queimando uma quantidade maior de calorias.
Além de ajudar a manter a forma, o Citrus aurantium apresenta ainda propriedades digestivas, diuréticas, fornece fitonutrientes que ajudam a desintoxicar o fígado e melhoram a absorção dos nutrientes.
E o que melhor: não há relatos de reações adversas com o uso do Citrus aurantium.
NÃO CONTÉM GLÚTEN. Fonte de vitamina C, rica em fibras naturais que proporcionam sensação de saciedade, age no bem funcionamento do intestino, e atua na redução dos índices de colesterol. Sugestão de uso: usar 1 a 2 colheres de sopa no preparo de batidas, vitaminas, cereais matinais, tortas, biscoitos, pães, pastéis, bolos, doces, etc.

Um comentário:

  1. Oi!
    Vocês vendem a chia para pessoas físicas?
    Como faço para comprar?
    Grato

    Luiz

    ResponderExcluir